22 de jan. de 2011

Centésima postagem do IA! - Yin Yang

Yoo mina o/


IA! ? Faz tempo que pensava que o nome do blog é bem que grandinho, então pensei em uma abreviação para ele.

Enfim, a centésima postagem será sobre um símbolo Chinês que eu gosto muito, o Yin Yang,

Informações abaixo retiradas da Wikipédia.

                                  Yin Yang                               




  • Yang: o princípio ativo, diurno, luminoso, quente. 
  • Yin: o princípio passivo, noturno, escuro, frio.

Também é identificado como o tigre e o dragão representando os opostos.

Essas qualidades acima atribuídas a cada uma das dualidade são, não definições, mas analogias que exemplificam a expressão de cada um deles no mundo fenoménico. Os princípios em si mesmos estão implícitos em toda e qualquer manifestação.
Assim, referir-se a Yang como positivo apenas indica que ele é positivo quando comparado com Yin, que será negativo. Esta analogia é como a carga elétrica atribuída a protons e electrons: os opostos complementam-se, positivo não é bom ou mau, é apenas o oposto complementar de negativo.
O diagrama do Taiji simboliza o equilíbrio das forças da natureza, da mente e do físico. Yang (branco) e Yin (preto) integrados num movimento contínuo de geração mútua representam a interação destas forças.
A realidade observada é fluida e em constante mutação, na perspectiva da filosofia chinesa tradicional. Portanto, tudo que existe contém tanto o princípio Yin quanto o Yang. O símbolo Taiji expressa esse conceito: o Yin dá origem ao Yang e o Yang dá origem ao Yin.
Desde os primeiros tempos, os dois polos arquetípicos da natureza foram representados pelo claro e pelo escuro, pelo inflexível e pelo dócil, pelo acima e pelo abaixo.
O Yang, o poder criador era associado ao céu e ao Sol, enquanto o Yin corresponde à terra, ao receptivo, à Lua. O céu está acima e esta cheio de movimento. A terra - na antiga concepção geocêntrica - está em baixo e em repouso. Dessa forma, Yin passou a simbolizar o repouso, e Yang, o movimento. No reino do pensamento, Yin é a mente intuitiva, complexa, ao passo que Yang, é o intelecto, racional e claro. Yin é a tranquilidade contemplativa do sábio, Yang a vigorosa ação criativa do rei.
Esse diagrama apresenta uma disposição simetrica do Yin sombrio e do Yang claro.

Kissus,
      Ja na ^.^

4 comentários:

  1. achei o blog muinto legal adorei tudo que falava do inuyasha foi muinto bom acho que deveria falar sobre os cavaleiro dos zodicos tb mas esse blog e muinto bom mesmo continuem assim vcs muinto bons!!!

    ResponderExcluir
  2. sou eu denovo estou aqui para pedir que vao ao site www.superonze.com.br e muinto bom espero que gostem um beijo thauuu !!!!!!!

    ResponderExcluir
  3. amooooooooooo vampire knight e muintooooooooo d+++!!!!(l)

    ResponderExcluir
  4. ameii, a kagome e o inuyasha meio que são yin e yang kkk
    arigato pelo post
    kissus^^

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião para que eu saiba o que mais te agrada.