13 de jul. de 2012

#Eventos: O Festival da Estrela

Yo minna ^^

Hoje vim falar sobre o festival Tanabata (Estrela), o festival da estrela, que é comemorado no Japão no dia 07 de Julho.
O que é o Festival da Estrela? Bem a duas versões para a lenda por trás deste festival. A mais conhecida é sobre dois amantes que deixaram de cumprir seus deveres para ficarem juntos e por isso os deuses os transformaram em estrelas os colocando distantes um do outro. Assim apenas em um dia do ano (07 de Julho), lhes seriam permitidos se encontrarem.

O Festival ocorre não só no Japão mas também em cidades de outros países, como no Brasil. Na minha cidade, Ribeirão Preto - SP, ocorre todo ano no Morro São Bento. No mês do encontro das estrelas, é escolhido três dias para haver o festival. Este ano os dias escolhidos foram o 06, 07, e 08 de Julho. Costuma começar de manha e acabar de madrugada.O Festival é feito para relembrar a história de amor deste casal, e presenciar o encontro das estrelas.

No festival a muitas atrações, barraquinhas de venda, e comida.
Eu fui nos dias 06 e 08. Lá havia dois palcos, o principal que falava sobre as tradições japonesas e ficava próximo as barraquinhas de comidas japonesas (Yakisoba, Harumaki, Tempurá, Sushi, ...) e o voltado aos Otakus. No principal assisti as lutas de artes marciais tradicionais do japão, cantores japoneses, a apresentação de Taiko (tambores), lutas de samurais, a dança do BonOdori e comi Harumaki (rolinho primavera). No segundo houve concurso de cosplay individual e em grupo, Gincana, Anime Quiz, Animekê, e o show da banda Mononoke que ocorreu bem no dia que faltei, o 07. Mas no dia 08 a banda estava lá apenas para aproveitar o festival e eu tirei foto da cantora com seu namorado, também integrante da banda.


Além dos palcos haviam as barracas artesanais, ensinando a desenhar mangá, fazer origami, kirigami, cultivar bonsai, e etc. 
Nas barraquinhas próximas ao palco principal estavam vendendo bonsais, roupas tradicionais japonesas, chaveiros com seu nome em japonês, leques, amuletos de sorte, e muito mais. Já nas barraquinhas próximas ao palco voltado aos Otakus, vendiam toquinhas, pelúcias de personagens de Anime, bottons, colar de Animes, chaveiros, DVD's, Mangás, e outros.
Claro que eu tinha de comprar algo nas barraquinhas próximas ao palco dos otakus, e comprei 2 botons, um colar da Mio do K-On! e a coleção de DVD's do Hunter X Hunter.
Agora é esperar o próximo ano.

Kissus,
   Jaamatta <3

Um comentário:

  1. Que legal!! Gostaria que tivessem festivais aqui no Rio de Janeiro sobre o Japão! Mas eu só conheço eventos de Anime! Adoraria assistir uma luta entre samurais *-*

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião para que eu saiba o que mais te agrada.